Por :

Helio Okamoto

Consultor, Treiner e Coach na Okamoto RH

O mundo empresarial evolui a cada década, a cada ano, assim como os profissionais que trabalham nelas. Mesmo com o avanço tecnológico, onde máquinas substituem o trabalho humano, não há simplesmente uma substituição máquina-homem, mas uma mudança de funções e tarefas, onde máquinas ainda precisam ser guiadas por homens.

Esta evolução da tecnologia vem acompanhada pela evolução humana e reflete na mudança do comportamento dos homens. A capacidade humana de aprendizado é maior, a informação passa a ter importância relevante e deve ser imediata, em tempo real. Aprendizado, lazer, relações afetivas e familiares foram transformadas por esses novos tempos.

Os homens, por todas essas transformações, tem suas motivações modificadas. A evolução profissional, social e familiar faz com que seus comportamentos exijam uma nova forma de liderar nas empresas. O chefe passa a ser líder e junto com essa transformação, uma forma de gerir suas equipes de trabalho, ou seja, passa a desenvolver uma Gestão de Pessoas dentro da  gestão técnica da sua atividade.

As organizações perceberam que manter colaboradores motivados, satisfeitos e felizes produzem mais, com qualidade e melhores resultados. Passa a ser um diferencial de mercado, essencial para a sobrevivência da empresa no mercado e principalmente para atingir seus objetivos.

Este papel do novo líder dentro das organizações fez com que desenvolvesse o lado humano e passou a ser um ponto importante da Gestão Estratégica de Pessoas. O que antes era função apenas do Departamento de Recursos Humanos, passa a ser função do novo gestor-líder e os demais gestores da organização.

As organizações que avançaram nesta direção estão conseguindo melhor performance de suas equipes de trabalho e se destacando no mercado.

Os novos líderes devem procurar se desenvolver para fazer frente ás novas realidades do mercado, para melhorar suas atividades, resultados e crescimento profissional. Ele pode utilizar ferramentas de desenvolvimento como cursos de pós-graduação como MBA’s ou de cursos rápidos em Liderança que existem no mercado ou até mesmo num processo de Coaching.

Portanto, gestores, devemos sempre nos lembrar que a sua principal gestão é a de Gestão de Pessoas e esta frase de Carl Jung passa a ter vital importância em suas atividades:

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas uma outra alma humana.”

Helio Okamoto – Sócio-diretor da Okamoto Treinamentos RH

 

https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-gest%C3%A3o-de-pessoas-nas-organiza%C3%A7%C3%B5es-helio-okamoto